PRESIDENTE DO SISTEMA TRANSPORTE É RECONDUZIDO AO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL SUSTENTÁVEL
Fonte: CNT –
Divulgação
Chapéu: TRANSPORTE RODOVIÁRIO
Vander Costa segue como membro do órgão consultivo da Presidência da República, que promove o diálogo entre governo e representantes da sociedade civil organizada
O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, foi reconduzido ao CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável), o Conselhão, da Presidência da República. A nova composição do colegiado foi oficialmente empossada nessa terça-feira (5), durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho, realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF).
Com mandato de dois anos, o novo grupo de conselheiros reúne 286 integrantes – resultado da recondução de 155 membros e da nomeação de 131 novos representantes de diversos setores da sociedade civil. A presença de Vander Costa entre os reconduzidos reafirma o protagonismo institucional do setor de transporte nas discussões estratégicas para o desenvolvimento nacional.
A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além de ministros de Estado e representantes do setor produtivo, da indústria, do agronegócio, dos transportes, de movimentos sociais e da academia. Na ocasião, foram apresentados os resultados das frentes de trabalho do Conselhão e formalizadas novas iniciativas, como decretos, sanções e acordos de cooperação, originadas no âmbito do colegiado.
Durante o encontro, Vander Costa destacou a importância de o setor de transporte estar presente em espaços de formulação de políticas públicas.
“O transporte tem papel estratégico na construção de soluções para os desafios nacionais. As propostas discutidas mostram que é possível integrar diferentes áreas do governo e da sociedade em torno de objetivos comuns. O transporte, por sua capilaridade e relevância econômica, é essencial para garantir que decisões estruturantes respeitem a realidade do país e fortaleçam sua autonomia produtiva”, afirmou.
No período da tarde, os conselheiros participaram de painéis temáticos conduzidos por ministros e autoridades, com foco em temas como inclusão social, inovação, sustentabilidade, direitos humanos e combate à fome. Novas frentes de trabalho devem ser estruturadas para aprofundar o debate e propor soluções integradas para os principais desafios do país.
Sobre o CDESS
O Conselhão foi instituído, originalmente, em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como um espaço de diálogo entre o governo federal e a sociedade civil. Ao longo de sua trajetória, inspirou iniciativas relevantes, como o programa Minha Casa, Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Após ter sido descontinuado em 2019, o colegiado foi reativado em 2023, com uma estrutura renovada e um escopo ampliado, incorporando a sustentabilidade como eixo transversal, o que resultou na inclusão do “S” em seu nome, passando a se chamar CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável).