ARTE LOGO VAZADA2.jpg

PRÊMIO CNT DE JORNALISMO 2025: INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE AGOSTO

16.PNG

Fonte: CNT

Chapéu: PRÊMIO CNT

 

Edição celebra o “Jornalismo que abre novas rotas” e premia reportagens que impulsionam o desenvolvimento do transporte brasileiro

 

 

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2025, a maior premiação jornalística do Brasil. Com o tema “Jornalismo que abre novas rotas”, a edição deste ano busca reconhecer os profissionais que exploram caminhos alternativos na comunicação, dando visibilidade aos desafios e avanços do transporte em meio às transformações tecnológicas e sustentáveis.

 

As inscrições vão até as 18 horas do dia 12 de agosto de 2025 e podem ser feitas pelo site oficial do Prêmio. Podem concorrer conteúdos jornalísticos veiculados entre 6 de agosto de 2024 e 12 de agosto de 2025, com pautas relacionadas ao setor de transporte e logística nas suas mais diversas dimensões.

 

A grande novidade deste ano é a estreia de duas novas categorias:

 

Texto, que valoriza reportagens em que o texto é o elemento central, publicadas em veículos impressos ou eletrônicos.

 

Multiplataforma, criada para reconhecer trabalhos que combinam, de forma integrada, pelo menos dois formatos jornalísticos – como texto, vídeo, áudio, infografia, redes sociais, podcast ou outros recursos digitais – distribuídos em diferentes canais de um mesmo veículo ou de veículos associados.

 

Ao todo, são sete categorias em disputa:

Áudio (rádio e podcasts);

Fotojornalismo;

Meio Ambiente e Transporte;

Texto (nova);

Multiplataforma (nova);

Vídeo (TV e plataformas de streaming);

 

Comunicação Setorial (para veículos de entidades representativas do setor de transporte).

 

Os vencedores de cada categoria recebem R$ 35 mil, além da disputa pelo Grande Prêmio CNT, no valor de R$ 60 mil, concedido ao melhor trabalho entre todos os inscritos.

 

O julgamento será feito em duas etapas. A primeira consiste em uma triagem técnica realizada por jornalistas especialistas, que selecionam os finalistas. Na segunda, uma comissão julgadora, formada por quatro grandes nomes da imprensa nacional e um especialista em transporte, escolhe os vencedores.

 

Os critérios de avaliação incluem:

impacto no setor de transporte e para os transportadores;

excelência editorial;

importância social;

criatividade e originalidade;

pertinência atual.

O resultado será divulgado em novembro de 2025.